top of page

Os Principais Medos dos Traders (e como superá-los)

Atualizado: 26 de set. de 2024

A maioria dos traders acha que sabe o que vai acontecer em seguida. Isso os leva a dar muita importância ao resultado da operação atual e esquecer de avaliar sua performance como um jogo de probabilidades que estão jogando ao longo do tempo (imagine focar nos seus resultados após 100 trades em vez de apenas 1). Focar demais na operação atual coloca um peso extra sobre ela, como uma média móvel exponencial em vez de uma simples. Os resultados de trading não são uma média móvel exponencial, todas as suas operações passadas importam — lembre-se da mentalidade dos 100 trades.


“Tenha medo quando os outros são gananciosos e seja ganancioso quando os outros estão com medo.”

Existem duas grandes emoções no trading: medo e ganância. Warren Buffett é frequentemente citado por dizer “Tenha medo quando os outros são gananciosos e seja ganancioso quando os outros estão com medo”. Essas forças estão em constante batalha no trader individual e no mercado como um todo, enquanto os touros lutam contra os ursos. Muita ganância leva à euforia e à falta de bom senso sobre o que está acontecendo no mercado. Muito medo leva à disforia e à perda de controle sobre as operações e o capital, já que a depressão muitas vezes leva a comportamentos prejudiciais em vez de ações que mitigam a dor.


Medo de Perder


Efeitos:

  • Faz o trader hesitar ao entrar ou sair de uma operação. Causa uma incapacidade de “puxar o gatilho” quando necessário.

  • Pode levar a perdas maiores ou lucros perdidos.


Soluções:

  • Crie um plano de trade antes de entrar em uma operação, certifique-se de que ele tenha uma vantagem, uma alta probabilidade de sucesso e uma boa relação risco

     — e então siga o plano com base nesses números, não nas emoções.

  • Considere o sucesso como seguir o plano, e não apenas fazer lucros (você sempre pode ajustar sua estratégia depois para gerar mais lucros, mas você não obterá lucros nem com o melhor plano se não conseguir segui-lo).

  • Saiba que as perdas fazem parte do jogo. Os melhores traders têm muitas perdas. O que os separa dos outros é sua capacidade de gerenciar uma perda e continuar sem se deixar afetar.


Medo de Ficar de Fora (FOMO)


Efeitos:

  • Deixar de lado as regras e o plano de trading só para entrar em uma operação.

  • Pagar qualquer preço para entrar em uma tendência só para não ficar de fora, mesmo que o preço não seja um bom valor.

  • Céticos se tornam fãs de uma tendência para evitar perder lucros ou tomar grandes perdas apostando contra essa tendência.


Todos esses fatores causam cegueira ao RISCO de uma operação (operar sem conhecer o risco é uma perda garantida no longo prazo).


Soluções:

  • Só opere quando você tiver uma vantagem clara e uma clara relação risco.

  • Mantenha-se fiel às suas estratégias testadas — só porque uma onda é perfeita, não significa que você pode surfá-la se não souber surfar!


Medo de Deixar um Lucro Virar uma Perda


Efeitos:

  • Realizar lucros cedo demais e encurtar suas operações só para garantir um ganho e evitar uma perda — grandes traders sabem a diferença entre o custo de oportunidade de uma operação perdedora e cortar um lucro cedo demais.

  • Querer sentir-se como um vencedor em vez de ser um vencedor. Esses traders acham que obter qualquer número verde de uma operação é um bom resultado, quando na verdade eles nunca vão sequer empatar dessa forma. Você deve obter grandes ganhos e pequenas perdas para sair por cima como trader. Pequenos ganhos não levam a lugar nenhum.


Soluções:

  • Se você está a favor ou contra uma tendência, mantenha-se na operação até que a tendência confirme que mudou (isso garante que você aproveite ao máximo o movimento e tenha evidências quantificáveis para sair da operação).

  • Entenda que o mercado dará muitos “falsos começos” e movimentos laterais, mas uma vez que uma tendência real começa, ela geralmente vai muito mais longe do que qualquer um espera. Você só se torna um vencedor ao acompanhar essa tendência real até o fim, e não sendo interrompido pelos movimentos falsos.

  • Lembre-se do conceito dos 100 trades — o objetivo é ser lucrativo em 100 operações, não em 1. Um pequeno ganho pode ser anulado por uma pequena perda (e você sempre terá pequenas perdas ao operar). Após 100 operações com esse pequeno movimento para cima e para baixo, você acabará empatando ou ligeiramente negativo devido a preenchimentos ruins e taxas. A única maneira de estar no positivo após 100 operações é obtendo grandes ganhos, pois eles não serão cancelados pelas pequenas perdas.


Medo de Não Estar Certo


Efeitos:

  • Preocupar-se demais em estar certo sobre uma análise faz com que o trader esqueça que trading é um jogo de probabilidades. Isso novamente coloca muita ênfase na operação atual em vez de nos 100 trades.

  • O ego se infla quando você está “certo” a ponto de uma confiança excessiva, o que leva a assumir muito risco e sentir-se invulnerável — isso pode levar a grandes perdas ao ficar preso em uma operação perdedora pensando que você é o trader que está sempre “certo”. Então você mantém a operação esperando que ela volte a provar que você estava “certo” — mas isso acaba virando uma grande perda ou quebrando sua conta.

  • Forma o mau hábito de pensar em certo vs. errado em vez de bom vs. ruim. Não existe “estar certo” no trading porque nunca há uma resposta certa. Existem infinitas oportunidades em qualquer momento no mercado, então aproveitar uma oportunidade não é errado só porque não deu lucro — ainda pode ter sido um bom trade que simplesmente não deu certo. Por outro lado, se você fizer um trade ruim e perder dinheiro, você pode aprender com isso e seguir em frente sem se preocupar em estar “certo ou errado”.


Soluções:

  • Em vez de “certo ou errado,” tente focar em se está operando “bem ou mal.” Operar bem significa seguir suas estratégias testadas, manter-se fiel ao plano, operar sem emoção e manter uma mentalidade de trading equilibrada.

  • Deixe seu ego de lado antes de operar. Quando se sentar para operar, esteja ciente de como seu ego está tentando manter sua imagem de si mesmo. Solte isso para dar espaço a si mesmo para cometer erros e ainda assim manter uma mentalidade equilibrada para limitar perdas e maximizar lucros.

  • Pare de ser perfeccionista. Os melhores traders do mundo perdem consistentemente, mas o que os diferencia é sua capacidade de gerenciar essas perdas e continuar operando sem qualquer efeito.

  • Defina uma meta de melhorar constantemente em vez de sempre estar “certo.” Mesmo que você faça alguns trades ruins, contanto que esteja aprendendo com eles e melhorando, você está no caminho certo.


O objetivo de gerenciar o medo é equilibrá-lo com uma quantidade apropriada de ganância na forma de confiança. Acredite que, se você operar bem com uma ótima estratégia e sempre seguir suas regras, deve sair lucrativo no longo prazo. Mas também equilibre essa confiança sabendo que o mercado não “te deve” nada e é simplesmente um fluxo interminável de informações. Ele não se importa com você ou com o que você acha que “merece.” Seu trabalho é observar esse fluxo de informações e extrair trades com uma alta probabilidade de lhe dar lucro suficiente para cobrir suas perdas inevitáveis.


Participe do grupo VIP do Telegram e seja um trader profissional! Acesse agora t.me/topgrafx_suporte e venha aprender com a gente!

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


  • Bot
  • Telegram
  • Twitter
  • Instagram

©2024 por TopGrafx.

bottom of page