Gama - Guia Completo
- Nilson Marcelo
- 25 de set. de 2024
- 7 min de leitura
Mergulhando mais profundamente nas Gregas, exploramos uma grega que não mede o movimento no preço de uma opção, mas o movimento em outra grega. Em nosso Guia Completo do Delta de Opções, notamos que o Delta não é um número estático, mas um número que está constantemente mudando. Para medir essa mudança, usamos nossa grega Gama. Aqui você aprenderá que nem todos os deltas são criados iguais. Duas opções podem ter os mesmos deltas, mas gamas diferentes e diferentes riscos direcionais.
Exploraremos a Gama; o que significa, como ela muda com base no preço de exercício, no tempo até a expiração e como ela muda conforme a volatilidade muda.
Onde Encontrar a Gama de uma Opção
Antes de começarmos a definir Gama, você precisa saber onde encontrar a Gama de suas opções. A Gama de uma opção, junto com as outras gregas, vem do modelo de precificação de opções.
Como as gregas são um subproduto de um cálculo, elas têm um risco de modelo. Risco de modelo é definido como; os resultados são tão bons quanto as entradas. Se você inserir a volatilidade implícita incorreta, não pode esperar receber gregas adequadas.
O risco de modelo em relação à precificação de opções e gregas não é um risco grave. Dos 7 fatores que afetam o preço de uma opção, apenas um deles é desconhecido: a volatilidade implícita. Seria difícil estragar tanto o modelo a ponto de distorcer suas gregas.
É mais importante entender como as gregas são derivadas e que você nem sempre pode confiar nos números como eles são.
O melhor lugar para encontrar a Gama de sua opção é através de uma cadeia de opções. Uma cadeia de opções exibe todas as calls e puts para uma expiração e subjacente específicos. Você geralmente pode personalizar sua cadeia de opções para mostrar as várias gregas de seu interesse. A maioria dos traders usará sua corretora de opções, mas você também pode usar ferramentas gratuitas como o Nasdaq.com para visualizar uma cadeia de opções.
O Que é a Gama de Opção
A Gama mede quanto o Delta mudará quando o subjacente mover $1.
Olhando um exemplo usando ABCD3 como nossa ação de escolha:
ABCD3 está sendo negociado atualmente a $50, e você possui uma call de 60 com um Delta de 0.30 e uma Gama de 0.02. Se ABCD3 se mover para $51, o Delta aumentará para 0.32.
Se ABCD3 fizer outro movimento para cima para $52, nosso Delta agora será 0.34.
(1(mudança de preço) x 0.02(Gama) + 0.30(Delta)) = 0.32
(1(mudança de preço) x 0.02(Gama) + 0.32(Delta)) = 0.34
Isso também funciona ao contrário. Se ABCD3 se mover de $52 para baixo até $45, nosso Delta se tornaria 0.20.
(0.34(Delta) - 7(mudança de preço) x 0.02(Gama)) = 0.20
A Gama pode ser positiva e negativa. Todas as opções compradas, calls e puts, são Gama positiva. Todas as opções vendidas, calls e puts, são Gama negativa.
A Gama, como o Delta, não é um número estático. O que mede o movimento na Gama você pergunta? É uma grega de terceira ordem chamada Velocidade, a Gama-da-Gama, mas você nunca precisará saber disso, então não diremos mais nada.
Por Que a Gama é Importante
A Gama responde a esta pergunta: "Quanto minha exposição ao mercado muda, ou seja, quanto meu Delta muda, quando o preço da ação subjacente muda?”. Colocando de forma mais simples; a Gama mede o risco de movimento.
Participe do grupo VIP do Telegram e seja um trader profissional! Acesse agora t.me/topgrafx_suporte e venha aprender com a gente!
Como a Gama Muda com o Preço de Exercício
A 'moneyness' de uma opção nos diz se ela está dentro do dinheiro, no dinheiro ou fora do dinheiro. A Gama variará dependendo da 'moneyness' de uma opção.
Quanto mais próxima sua opção estiver de estar no dinheiro, maior será a Gama. À medida que uma opção se move mais para dentro do dinheiro ou para fora do dinheiro, a Gama começará a diminuir.
Como a Gama Muda Baseada no Tempo até a Expiração
A Gama é afetada pela passagem do tempo de forma diferente, dependendo da 'moneyness' da opção.
Se sua opção está no dinheiro, a Gama aumentará significativamente conforme você se aproxima da expiração.
À medida que você se move mais para fora do dinheiro ou mais para dentro do dinheiro, o efeito sobre a Gama é minimizado. Quanto mais distante no tempo sua expiração, menor será sua Gama. A Gama e o Delta não se moverão significativamente se você tiver 3, 6 ou 9 meses até a expiração. Mesmo que sua opção se mova para dentro do dinheiro, ainda há muito tempo para ela se mover de volta para fora do dinheiro.
Vamos usar um exemplo para entender por que isso é, e também vamos lembrar que o Delta é nossa probabilidade de terminar no dinheiro. Quanto maior o Delta, maior a probabilidade de estar no dinheiro na expiração.
Se tivermos uma semana até a expiração, e sua opção estiver profundamente dentro do dinheiro, ela pode ter um Delta de 0.95 (95% de probabilidade de terminar no dinheiro). Delta não pode ir acima de 1.0 ou abaixo de -1.0, então seu número de Gama será pequeno e não se moverá porque simplesmente não tem para onde ir, e não importa.
Agora, se você tiver uma opção que está no dinheiro com uma semana restante, seu número de Gama começará a aumentar à medida que os dias passam. Se sua opção no dinheiro tiver um Delta de 0.50, e de repente for para dentro do dinheiro no último dia de negociação, o que você acha que o Delta se tornará? Lembre-se, isso é a probabilidade de terminar no dinheiro. Seu Delta poderia saltar para 0.90 em um único movimento de ponto. Com tão pouco tempo restante, a probabilidade de terminar no dinheiro é substancialmente maior. Isso significa que sua Gama teria que subir para 0.40 na última semana.
O Fio da Navalha da Gama (Efeito que a Gama pode ter sobre traders curtos na expiração)
Traders curtos entrarão na última semana de expiração com opções um pouco fora do dinheiro. Eles quererão extrair cada pedaço de prêmio de suas posições, então continuarão a segurar em vez de recomprar suas posições.
O problema, como discutimos, é que se essas posições começarem a se mover para dentro do dinheiro, as perdas podem se acumular muito rapidamente. Isso muitas vezes deixa os traders presos com pouco tempo e sem saída, a não ser aceitar a perda.
A moral dessa história: evite ou tenha cuidado ao negociar opções vendidas que estão a 1-2 semanas da expiração e próximas de estar no dinheiro ou dentro do dinheiro. Muitas vezes é melhor recomprar suas posições e coletar o lucro do que ter isso se voltando rapidamente contra você.
Como a Gama Muda à Medida que a Volatilidade Muda
Estudar como a Gama se move à medida que a volatilidade implícita se move pode ser contraintuitivo.
Quando estamos em níveis baixos de volatilidade implícita, volatilidade menor que 20%, a Gama aumentará conforme a volatilidade implícita aumenta.
À medida que a volatilidade implícita começa a subir acima de 30%, a Gama diminuirá conforme a volatilidade implícita aumenta. Aqui é onde começa a ficar um pouco confuso.
Lembre-se, quando a volatilidade implícita aumenta, ela traz nossos deltas mais para o dinheiro, para um Delta de 0.50. Portanto, faz sentido que uma vez que nossas opções tenham um Delta de 0.50, elas não estejam mais se movendo conforme a volatilidade implícita continua a aumentar. Se o Delta delas não está se movendo, então a Gama delas também não está.
Podemos aplicar essa mesma lógica para opções que já estão no dinheiro. Se uma opção está no dinheiro e a volatilidade implícita começa a aumentar, a Gama não aumentará. Novamente, isso é porque seu Delta não está se movendo.
Uma Posição Neutra em Gama e Delta
Conseguir que sua posição seja neutra em Delta é excelente, pois é uma boa maneira de ser não-direcional. No entanto, como acabamos de descobrir, o Delta de uma opção se move quase continuamente, tornando praticamente impossível manter uma posição completamente neutra.
Uma maneira de criar uma posição melhor neutra é torná-la neutra em Gama e Delta. Isso congelará permanentemente os deltas no lugar. Existem várias razões pelas quais as pessoas gostam de fazer isso. Quando você torna uma posição neutra em Gama e Delta, você só deixa a volatilidade para mover a posição. Isso permitirá que você negocie a volatilidade longa.
Se você tem uma posição que já obteve um lucro significativo, mas acha que a volatilidade continuará a aumentar, digamos, logo antes de um anúncio de lucros, você pode levar a posição para neutra em Gama-Delta para bloquear os lucros atuais, mas ainda permitir que você lucre com um aumento na volatilidade.
Tornar uma posição neutra em Gama-Delta envolve algumas etapas. Primeiro, você deseja estabelecer sua posição base. Em seguida, você vai querer torná-la neutra em Gama. Isso pode ser feito de várias maneiras. Lembre-se de que opções compradas são Gama positiva e opções vendidas são Gama negativa.
Uma vez que você está neutro em Gama, é hora de tornar a posição neutra em Delta. Você faz isso comprando ou vendendo a posição subjacente. O subjacente terá um Delta igual a 1, mas não tem Gama porque o Delta nunca muda.
A maioria dos traders não se preocupa em tornar uma posição Delta e Gama neutra. Geralmente é ideal negociar posições neutras em Delta sem tentar neutralizar a Gama. No entanto, é sempre bom saber que a oportunidade existe e como executá-la quando necessário.
Conclusão
Saber apenas o Delta não é suficiente. Você deve entender como a Gama moverá seus deltas e, portanto, sua posição. Com esse conhecimento, você poderá contabilizar precisamente o risco de movimento na posição.
Tenha muito cuidado ao negociar opções vendidas perto da expiração. Se suas opções não estiverem profundamente fora do dinheiro, geralmente é uma boa ideia retirá-las da mesa. Pequenos movimentos no preço, na expiração, podem ter um grande movimento no preço da opção.
Σχόλια