top of page

Theta - Guia Completo

O tempo voa. Move-se de forma suave e contínua, do passado pelo presente e para o futuro. As opções, por sua natureza, têm uma existência limitada. Os contratos têm um início e um fim muito definitivo na data de vencimento. Esse movimento em direção ao vencimento pode afetar adversamente o preço de uma opção, pois restará pouco tempo antes de o contrato desaparecer.


O Theta é como medimos o efeito que o tempo tem sobre o preço de uma opção. Como exploraremos, o Theta não tem um efeito linear sobre o preço de uma opção nem é sempre preciso. Com uma compreensão clara do Theta de opção, saberemos como nossas opções se movem ao longo do tempo e também quando devemos adotar estratégias de opções específicas em datas de vencimento específicas.


O Que é o Theta


O Theta é expresso como um número negativo em termos de dólares. À medida que cada dia passa, o preço da opção cairá pelo Theta.


Por exemplo, você tem uma call longa de ABCD3 a um preço de $5,50 e um Theta de -0,35. No dia seguinte, nossa call longa valeria $5,15 e depois $4,80. O Theta continuará a reduzir o preço da opção até que ela atinja o vencimento.


5,50(preço atual) – 1(dias passados) x 0,35(Theta) = $5,15

5,15(preço atual) – 1(dias passados) x 0,35(Theta) = $4,80


Dependendo da sua posição, o Theta pode ser positivo ou negativo. Se você está com uma posição líquida longa, seu Theta será negativo. Conforme o tempo passa, sua opção perderá valor, o que não é o desejado. No entanto, se você está com uma posição líquida curta, seu Theta da posição será positivo. Estar vendido significa que você deseja que sua posição perca valor, pois é assim que você ganha dinheiro, portanto, um Theta de posição positivo.


A Curva do Theta


Como mencionado anteriormente, o Theta não é linear. Ou seja, o efeito do Theta sobre o preço de uma opção não é direto e não reduz o preço da opção pela mesma quantidade a cada dia que passa.


O efeito do Theta sobre o preço de uma opção não é direto. Ele não reduz o preço pela mesma quantidade ao longo da vida do contrato. À medida que os dias passam, uma opção tem menos tempo para se mover e, portanto, será menos valiosa.


Vamos pensar sobre isso. Se uma opção tem 100 dias até o vencimento, isso é uma eternidade para ela se mover, então essa opção seria mais cara. Contrariamente, se uma opção expira amanhã, então o tempo para se mover é muito limitado, e o valor dessa opção será baixo.


Quando o tempo de uma opção para o vencimento está abaixo de 20 dias, a quantidade de Theta começa a aumentar exponencialmente. Isso vale a pena notar, e se você possui opções longas perto do vencimento, você estará lutando uma batalha difícil contra o tempo. Por outro lado, se você está vendido em opções perto do vencimento, o tempo será seu novo melhor amigo.


Participe do grupo VIP do Telegram e seja um trader profissional! Acesse agora t.me/topgrafx_suporte e venha aprender com a gente!

Como o Theta Muda Baseado no Tempo Até o Vencimento


Agora que entendemos a curva do Theta, vamos falar sobre quando ela nos engana. Acontece que nem todas as opções têm o mesmo padrão de taxa de decaimento. Na verdade, aquelas que seguem o caminho e o gráfico mencionados acima são apenas opções no dinheiro. Opções fora do dinheiro decaem muito mais lentamente e sem a aceleração rápida como uma opção no dinheiro.


Opções profundamente fora do dinheiro decairão mais em 40-50 dias até o vencimento do que perto do vencimento. Por que isso? Opções fora do dinheiro, especialmente puts, carregam um atributo de seguro com elas.


Isso significa que investidores e traders comprarão essas opções para proteger ou cobrir um portfólio ou posição e fazer com que essas opções mantenham valor. Você notará, especialmente se já esteve vendido em opções fora do dinheiro, que o valor parece parar de diminuir quando nos aproximamos do vencimento.


Se você está executando uma estratégia para vender opções profundamente fora do dinheiro, quando você quer entrar em seus negócios? A 30 dias até o vencimento ou 60 dias até o vencimento? Se você quer aproveitar o decaimento rápido do Theta, você entraria no negócio 60 dias antes e o retiraria quando estivesse a 30 dias do vencimento. Esse é o mesmo processo de pensamento que usamos ao entrar e sair de um condor de ferro. Coloque a probabilidade a seu favor quando você assumir novos negócios para aumentar seu sucesso.


O Theta é Preciso?


Ninguém disse que as Gregas são uma ciência exata, e isso não poderia ser mais aparente no Theta. O Theta oferece uma generalização aproximada sobre a queda no valor da opção à medida que cada dia passa. Conforme você se aproxima do vencimento, o número começa a ficar estranho (esse é o termo técnico), especialmente para opções fora do dinheiro.


Se olharmos para essas puts fora do dinheiro, um Delta de -0,23, com 19 dias até o vencimento. Poderíamos vendê-las agora por 0,99 e coletar um Theta de 0,06 por dia. Mesmo que o Theta não aumente e permaneça em 0,06, isso esgotaria o prêmio da opção em 17 dias, não os 19 até o vencimento. Aqui está a matemática:


0,06 (Theta) x 17 (dias) = 1,02 (valor perdido em nossa opção)

0,06 (Theta) x 19 (expiração) = 1,14 (valor perdido em nossa opção)


A matemática acima mostra que na expiração o valor de nossa opção seria de -0,15, e não podemos ter um valor de opção negativo. Você ainda quer usar o Theta para ter uma ideia aproximada de como sua opção vai reagir ao longo do tempo, mas não coloque muita fé nele quanto mais perto você estiver da expiração. Não mantenha suas opções vendidas abertas mais do que o necessário porque você quer coletar mais alguns dólares de Theta.


Como o Decaimento do Tempo Funciona Durante o Fim de Semana


E se abrirmos uma nova posição vendida na sexta-feira à tarde e depois fecharmos na segunda-feira de manhã? Assim, coletaríamos dois dias grátis de Theta e o risco da posição se mover seria muito mínimo. Em teoria, essa é uma ótima ideia, mas na realidade, não é possível obter dinheiro grátis do mercado.


Os formadores de mercado, que estão do outro lado dessas opções, não vão assumir prejuízos todos os fins de semana porque têm um monte de vendedores de opções entrando na sexta-feira. Em vez disso, o que eles farão é ajustar sua volatilidade ou o tempo até a expiração em seu sistema. Na quinta ou sexta-feira, dependendo do formador de mercado, eles aumentarão a volatilidade para contabilizar dois dias de decaimento (o fim de semana). Na segunda-feira, eles voltariam a baixar essa volatilidade para parecer que as opções só tiveram um dia de decaimento. Eles também poderiam avançar seus dias até a expiração para manter o mesmo efeito.


Se você está com opções vendidas, mostrando um lucro razoável e se perguntando se deve retirá-las na sexta-feira, saiba que provavelmente é uma boa ideia fechar a posição. Você não vai conseguir nenhum grande pagamento mantendo-a durante o fim de semana. Se você fechar sua posição e mudar de ideia, há uma boa possibilidade de reentrar na posição na segunda-feira pelo mesmo preço pelo qual você saiu.


Como a Volatilidade Minimiza o Efeito do Theta


Outra maneira pela qual podemos observar o efeito da volatilidade no decaimento do tempo é durante os anúncios de lucros. O preço de uma opção geralmente não aumenta nem diminui à medida que o tempo passa, levando até os lucros. A razão para isso é que a volatilidade também está aumentando e compensando o tempo.

Em termos práticos, vamos olhar isso do ponto de vista de um formador de mercado. ABCD3 está sendo negociada a $50,00, e seu anúncio de lucros está chegando em uma semana, e queremos precificar o movimento. Acreditamos, como formador de mercado, que ABCD3 tem o potencial de se mover $10 em qualquer direção. Deveríamos ver o straddle at-the-money sendo negociado por $10.


À medida que os dias passam, o Theta naturalmente reduziria o preço do nosso straddle. No dia anterior aos lucros, ele poderia valer apenas $6,00. Como formador de mercado, se esperássemos um movimento de $10, mas ele está sendo vendido por $6, bem, isso nos deixa abertos a muito risco. Agora nosso straddle está subprecificado, os traders estão comprando-os à esquerda e à direita, ABCD3 lança os lucros e se move $10 e nós ficamos com a conta.


Um formador de mercado compensaria isso movendo sua volatilidade teórica para cima. Agora, logo antes do anúncio de lucros, nosso straddle ABCD3 ainda valeria $10.


Como Cobrir seu Theta com Movimento de Opção


Combinando nosso Theta de opção com nosso Delta, podemos calcular quanto movimento precisamos no subjacente para cobrir nossa perda diária.


Sua call longa ABCD3 tem um Delta de 0,24 e um Theta de 0,06. Sabemos que a cada dia que passa, nosso preço da opção perderá 6 centavos por dia. Isso significa que precisamos que ABCD3 se mova $1 em 4 dias para nossa opção chegar ao ponto de equilíbrio.


Sabendo quanto você precisa que sua opção se mova, você pode planejar melhor seus negócios.


Conclusão


O tempo pode estar voando, mas agora você pode colocá-lo ao seu favor. Ao entender o Theta, você sabe que ele terá um efeito adverso em suas posições longas e um impacto positivo em suas posições curtas. Você agora sabe quando as opções têm decaimento acelerado do tempo, o que permite que você adote a estratégia certa no momento certo. Lembre-se, não há vantagem em negociar opções durante o fim de semana, e a volatilidade pode negar o decaimento do tempo, especialmente em torno de um anúncio de lucros.

Posts recentes

Ver tudo

Opmerkingen


  • Bot
  • Telegram
  • Twitter
  • Instagram

©2024 por TopGrafx.

bottom of page