[Guia de setups] Rompimento de Máxima Histórica
- Nilson Marcelo
- 17 de set. de 2024
- 5 min de leitura
Atualizado: 25 de set. de 2024
“Nós não negociamos ideias, nós negociamos setups”
Como traders profissionais, vocês não devem negociar ideias, devem negociar setups. Algo que vocês possam medir, replicar, melhorar e aprender. Não eventos aleatórios.
Aqui está um exemplo de como a mente de um trader novato pode funcionar:
Você vê um artigo aparecer sobre um carro da Tesla que estava em piloto automático e colidiu com um carro parado, causando ferimentos no motorista e no passageiro. Seus pensamentos instantâneos são: “Isso pode afetar o preço da ação da Tesla” e você coloca na sua lista de observação para o dia. Agora, o problema com isso é que o evento específico não é mensurável. A forma como a ação reage será aleatória e você não poderá usar as estatísticas para nenhum outro trade. Isso torna o evento um cara ou coroa e, portanto, um jogo de azar.
Foque em setups, não em ideias. É ok ter uma ideia para o setup, mas o setup TEM QUE ESTAR LÁ.
Agora vamos direto ao ponto.
O que é um rompimento de máxima histórica?
A resposta é simples. É quando uma ação atinge um preço máximo que nunca havia atingido.
Por que esse é um setup tão bom para se operar?
Porque todo mundo que comprou a ação está agora no LUCRO “sem razão para vender” e todos que estão vendidos na ação estão no prejuízo “podem querer cobrir”.
Aqui está como funciona:
Muitos traders profissionais adoram os rompimentos de máxima histórica por vários motivos. O principal são os movimentos explosivos que muitas vezes pode proporcionar. Devido a isso, muitos day traders, swing traders, investidores, fundos e algoritmos monitoram o mercado em busca dessas oportunidades. Isso significa que muitas vezes estão no lado comprador. É por isso que você pode ver uma ação que parece estar fazendo muito pouco, mas no momento em que ela ultrapassa sua máxima histórica anterior, ela pode subir por dias.
Isso se chama “comprar no rompimento”.
Veja, o mercado é movido principalmente pela emoção humana, todos sabemos disso, mas poucos entendem como isso funciona.
A razão pela qual a maioria das pessoas perde dinheiro no mercado é que elas são despreparadas e não têm a disciplina para lidar com suas próprias emoções primárias.
Aqui está porque isso é importante.
Neste exemplo, chamaremos a empresa de WXYZ3, ela está no mercado há 3 anos e sua máxima histórica atual é de $10. Algumas notícias ruins surgem e a ação cai para $8, fazendo as pessoas entrarem em pânico e venderem, o que faz o preço da ação cair ainda mais. Nos próximos 12 meses, ela cai para uma mínima de $5 até finalmente voltar ao preço de hoje de $9,90. Ela tem se consolidado entre $9 e $9,90 por 10 dias.
No ano passado, muitas pessoas ficaram segurando a ação. Aqueles que compraram na máxima histórica anterior viram seu investimento cair 50% e lentamente se recuperar. Nesse meio tempo, muitas pessoas realizaram prejuízo, algumas fizeram preço médio para baixo, novos investidores compraram “na baixa” e agora estamos de volta ao ponto de um ano atrás.
Agora temos algumas coisas em jogo aqui.
Aqueles que seguraram durante todo o ano, com uma queda de 50% e que não venderam agora estão no ponto de equilíbrio, claramente não têm intenção de vender.
Dentre aqueles que compraram na baixa, alguns venderam e outros ainda estão segurando suas ações, mesmo que o preço tenha ficado estagnado nos últimos 10 dias.
Nos últimos 10 dias, as pessoas têm comprado consistentemente e pagado $9 ou mais pela ação. Isso mostra um interesse crescente e aceitação de preço nesses níveis.
As pessoas que venderam a descoberto a ação estão agora no ponto de equilíbrio ou no prejuízo.
Quem quiser comprar novas ações agora tem que pagar preços da máxima histórica.
Quanto mais tempo consolidarmos nesse preço, mais poderoso pode se tornar o movimento, por quê?
Porque há mais chances de que o float seja rotacionado. Entenda que da primeira vez que WXYZ3 subiu para $10 há 1 ano, o preço médio pago por um investidor pode ter sido $3, o que significava que muitos investidores realizaram lucros. Quando as notícias ruins chegaram, muitos desses investidores pularam fora. Isso criou mais oferta do que demanda e, portanto, o preço caiu.
Avançando para hoje, quanto mais tempo consolidarmos acima de $9, mais alto será o preço médio das posições. Quando isso acontece, os compradores estão literalmente sentados em basicamente nenhum prejuízo e nenhum lucro, sem razão para vender.
Para quem não sabe, se você vender a descoberto uma ação, a única maneira de sair com prejuízo é cobrindo sua posição. Isso, por sua vez, significa “comprar a ação”. Criando mais pressão compradora. As posições vendidas muitas vezes arriscam nesse cenário. Isso significa que se romper, elas começam a cobrir. Se começam a cobrir, isso aumenta a pressão compradora e, com a pressão compradora aumentando, a ação sobe (explicação extremamente simples).
Então, nós, como traders, reconhecemos que a ação está se preparando para um rompimento de máxima histórica e aqui está o que fazemos.
Decidimos que queremos arriscar $2.000 na ação.
Compramos $500 em $9,20, conhecido como uma posição inicial, e esperamos.
Uma semana se passa e a ação ainda está se movimentando dentro desse intervalo. Um comunicado de imprensa sai (um catalisador positivo). O mercado abre e WXYZ3 vê uma vela enorme de 15 minutos na abertura. O maior volume que viu em meses. Com esse volume, rompe os $10 e salta instantaneamente para $10,50.
Conseguimos comprar mais $1.500 em $10,20, trazendo nosso preço médio para aproximadamente $9,90 por ação. Movemos nosso stop loss para abaixo da máxima histórica anterior, com alguma margem de segurança, ou seja, $9,50/ação.
Agora, todo mundo que tinha ações dessa empresa antes de hoje está no lucro, estão eufóricos. Aqueles que seguraram o ano todo e se recusaram a vender estão agora mencionando como estão no lucro em um investimento que fizeram para seus colegas de trabalho.
As posições vendidas agora sabem que não há resistência e começam a cobrir “comprando ações”. Os compradores de FOMO que estão “negociando a notícia” (não é um setup ) estão agora comprando. Os traders profissionais de swing estão comprando o rompimento, os day traders estão comprando o movimento inicial. Todo mundo está comprando...
A ação fecha em $12, marcando um ganho diário de 25%. Todos postam como WXYZ3 subiu atingiu a máxima histórica devido a N fatores.
Na manhã seguinte, a ação abre com gap de alta. As pessoas estão empolgadas, o pré-mercado está uma loucura e abre a $16.
Vendemos metade imediatamente…
A ação está extremamente estendida, com novos investidores entrando em massa, vendemos mais um pouco. Agora, restam 25% do nosso investimento original.
Movemos nosso stop loss para abaixo do suporte do pré-mercado e focamos no próximo setup. O mesmo setup. Algo que podemos medir. Algo que operamos dia após dia.
Se a ação vai para $20, não ficamos chateados por ter perdido mais lucro, pois não era nosso trade.
A ação atinge $20, ocorre uma venda massiva e estabiliza em torno de $14. Onde permanece por meses, consolidando. Enquanto isso, estamos apenas esperando ela se preparar novamente.
Então, como encontro esses trades?
Todos os dias são publicados estes dados nos grupos gratuitos da TopGrafx no Telegram. O link é esse aqui: https://t.me/topgrafx
Os indicadores são os seguintes:
Volume Profile, RSI (apenas para o diário).
É isso.
Você pode aprender com cada evento, mas o mais importante é ter um plano definido onde o mercado está a seu favor para o resultado funcionar. Nunca subestime a emoção humana.
Participe do grupo VIP do Telegram e seja um trader profissional! Acesse agora t.me/topgrafx_suporte e venha aprender com a gente!
Comments