Guia para Vender Opções - Como Gerir Seu Trading Como um Negócio (Parte 4)
- Nilson Marcelo

- 24 de set. de 2024
- 6 min de leitura
Provavelmente, o maior equívoco no trading é que os traders perdem dinheiro no mercado por causa de suas emoções.
Para a grande maioria dos traders, isso acontece devido à maneira como eles pensam sobre estratégias de trading.
A maioria dos traders entra no mercado achando que precisa ter uma grande ideia, algo que o mercado não consegue ver, se quiserem ganhar dinheiro.
Mas e se eu te dissesse que isso não poderia estar mais longe da verdade e que, se você quer ganhar dinheiro como trader, tudo o que precisa fazer é pensar no trading como um negócio?
Para começar, vamos simplesmente definir o que uma empresa faz.
Uma empresa oferece algum tipo de serviço ou valor em troca de dinheiro ou compensação. Ela não recebe dinheiro de graça.
Da mesma forma, como traders, somos pagos por fornecer valor ao mercado.
Deixe-me dar um exemplo:
Imagine que um fundo de pensão possui muitas ações da Apple, e a Apple tem um evento de divulgação de resultados se aproximando. Se a Apple cair 10% após os resultados, isso seria devastador para os acionistas desse fundo de pensão. Então, o que o fundo faz? Ele vai ao mercado e compra opções de venda (puts) da Apple como uma forma de proteger sua posição e limitar seu risco de queda. Agora, como eles estão interessados nessa proteção, eles precisam das puts. Eles realmente se importam se a put custa cinco ou seis dólares? Provavelmente não, porque o objetivo principal deles é obter essa proteção.
Agora, isso cria uma oportunidade para nós, como traders, de entrar no mercado e pensar: "Bem, qual é o valor real dessas puts? Este é um preço justo para a put, considerando o risco que o vendedor da put estaria assumindo em nome desse fundo de pensão?"
Se acharmos que a put está cara (custa mais do que deveria, dado o risco que estamos assumindo), isso nos dá a oportunidade de entrar, fornecer essa liquidez, vender essa put para o fundo de pensão e, no longo prazo, ganhar um prêmio por fornecer essa "seguro"! Esse é apenas um dos muitos exemplos de como os traders podem ser compensados.
Não por ter uma "visão extraordinária" e ser um trader "um em um milhão", mas por fornecer valor em um mercado onde há demanda por algo e pessoas dispostas a pagar caro por um determinado ativo.
Isso é um exemplo de como operar um negócio no mundo do trading. Adotar uma abordagem relativamente simples como essa deve ter um valor esperado positivo, porque é compreensível o motivo pelo qual você está sendo pago. O termo geral usado nessas situações é que existe um prêmio de risco. Um prêmio de risco basicamente significa compensação por assumir um risco. Você pode aprender mais sobre o motivo pelo qual os prêmios de risco existem no mercado de
opções lendo este post.
Mas aqui está o resumo sobre prêmios de risco: Um prêmio de risco é o retorno extra que os traders recebem (acima da taxa livre de risco) em troca de assumir riscos que outras pessoas não querem.
Geralmente, um prêmio de risco tem duas características:
Um prêmio de risco envolve um elemento de risco pouco atraente.
Assumir esse risco é útil para outra pessoa.
Os exemplos mais conhecidos de prêmios de risco incluem o prêmio de risco de ações (segurando ações) e o prêmio de risco de crédito (títulos corporativos). Ao investir em ações e títulos, estamos ajudando as empresas a arrecadar dinheiro para suas operações. Por outro lado, investir é arriscado; estamos expostos a quedas de mercado, mudanças nas taxas de juros e ao risco de uma empresa falir.
Se não houvesse riscos envolvidos, todos fariam isso, e a oportunidade de ganhar dinheiro desapareceria.
Para os traders de opções, há vários prêmios de risco diferentes disponíveis.
Prêmio de Risco de Variância
O prêmio de risco de variância descreve como as opções tendem a ser supervalorizadas, em média. Vender opções é pouco atraente porque os ganhos são limitados enquanto as perdas são ilimitadas, enquanto comprar opções é atraente pelo oposto. Como resultado, o preço de equilíbrio das opções tende a ser maior do que o preço "atuarialmente justo".
Há pouca oferta de opções a um preço onde não há retorno esperado para o vendedor. Como as opções são um produto de seguro, há muita demanda mesmo em preços onde os compradores de opções perdem dinheiro, em média.
Mas não queremos apenas administrar um negócio básico, isso é chato. Queremos administrar um ótimo negócio.
Então, o que faz um negócio ser ótimo? Um ótimo negócio tem uma vantagem competitiva.
Uma razão pela qual ele deve ganhar dinheiro em relação aos concorrentes.
No mundo do trading, isso é o que chamamos de ter uma "edge" (vantagem).
Quando temos uma vantagem, significa que entendemos profundamente por que deveríamos estar sendo pagos por tomar certas ações no mercado. Sabemos o que está colocando dinheiro em nossos bolsos. Ter uma vantagem significa que não dependemos mais da sorte para obter lucro, porque temos o que chamamos de valor esperado positivo (eu cobri isso em um post anterior, que você pode encontrar aqui).
É esse valor esperado positivo e ter uma vantagem que nos permite aumentar nossa riqueza e dormir melhor à noite, independentemente do resultado de qualquer operação individual. Uma vantagem geralmente é encontrada ao assumir riscos que outras pessoas tentam evitar, porque são esses riscos que geralmente estão supervalorizados e têm prêmios de opção inflacionados ao redor deles.
É nos pontos onde as pessoas hesitam em fornecer liquidez que podemos obter a maior compensação por entrar e ser quem o faz. Para ter uma vantagem, precisamos de duas coisas. Primeiro, precisamos ter um entendimento muito forte do produto que estamos negociando. Isso significa saber como as opções funcionam e como estruturar operações que nos permitam expressar diferentes visões e capturar diferentes ineficiências no mercado.
A segunda coisa que precisamos é de um conjunto de ferramentas que nos permita usar dados para encontrar esses desequilíbrios, onde o prêmio está mais supervalorizado ou caro, para que possamos identificar essas operações e montar nossa estratégia em torno delas. Esse conjunto de ferramentas geralmente envolve acesso a diferentes conjuntos de dados que nos permitem fazer comparações para precificar as opções (dica: é por isso que basicamente todo trader profissional tem um terminal Bloomberg).
Ao analisar os mercados, devemos nos fazer perguntas como:
Onde outras pessoas estão dispostas a abrir mão de dinheiro?
Existe algum tipo de ineficiência que podemos explorar?
Há uma razão lógica para essa ineficiência existir e há uma maneira de ganhar dinheiro ajudando a resolvê-la?
Essas são as perguntas que levam a encontrar estratégias de trading lucrativas. Em um post futuro, vou me aprofundar nas diferentes áreas onde nós, traders de varejo, podemos realmente encontrar uma vantagem.
Há algo mais a fazer além dessas estratégias se eu quiser administrar um portfólio lucrativo?
As estratégias que você encontrará com base no que cobrimos acima são as que você verá profissionais usando para "colocar comida na mesa e manter as luzes acesas". São as estratégias do dia a dia que geram retornos. Mas isso não é tudo. Na verdade, isso é apenas o começo!
Para explicar isso mais detalhadamente, vou compartilhar duas citações com você.
"O Prêmio de Risco deve ser, eu acho, a espinha dorsal de qualquer estratégia de trading. Há outras coisas que você pode fazer ao redor disso, existem situações especiais que você pode buscar... essas são todas coisas que você deve estar negociando, mas elas não acontecem com frequência suficiente para formar toda uma operação profissional de trading."
A próxima é de um trader. Perguntaram: Qual é o segredo por trás do trading lucrativo? Aqui está a resposta dele:
"Na maioria das vezes, jogue de forma conservadora. Faça o suficiente para manter as luzes acesas e viver bem. Então, de vez em quando, quando algo único aparecer (arbitragem, oportunidades únicas), vá com tudo. Porque eventualmente essas oportunidades desaparecem, elas sempre desaparecem. Então você volta a jogar de forma conservadora e começa a procurar a próxima."
Simplificando essas duas citações, o que elas basicamente dizem é que essas operações de prêmios de risco são bem estabelecidas e algo que você pode prever um retorno geral em seu portfólio ao executá-las. Elas são suas operações do dia a dia no seu negócio de trading. Mas o grande diferencial, as coisas que realmente levam seu PnL (lucros e perdas) para o próximo nível, são essas operações de alfa. As situações únicas em que algo está extremamente mal precificado, situações em que alguém é forçado a tomar uma ação e podemos aproveitar isso, etc.
A razão pela qual não nos concentramos apenas nessas operações é que elas são raras, então precisamos de algo mais para trazer os dólares enquanto as procuramos.
"Acho que é irrealista pensar que você pode ganhar quantias significativas de dinheiro apenas com operações de puro alfa, porque não acho que elas apareçam com frequência suficiente."
O trading é bastante simples uma vez que você consegue encontrar uma nota de cinco reais sendo vendida por três.


Comentários